O que é marketing de conteúdo e por que incluí-lo na sua estratégia

Embora seja jornalista formada há uns 15 anos, só aprendi o que é marketing de conteúdo em 2017. Este foi o ano em que eu migrei do jornalismo para o marketing digital. Praticamente aprendi a escrever de novo e posso dizer que um mundo novo se abriu para mim. 

Naquela época, eu estava em dúvida se ainda havia chance para ser jornalista dentro do marketing digital. Hoje parece bem óbvio para mim que sim. Mas, na época eu entendia que o conteúdo fosse muito mais para venda do que qualquer outra coisa. Foi por meio de diversos cursos, entendi que, felizmente, estava bem enganada. Porque havia conhecido o marketing de conteúdo.

Se você é dono de um negócio, trabalha ou quer trabalhar como redator, social media e gestor, pode perceber como a presença na internet já não é um plus, mas algo essencial. Com tantos canais nas redes sociais e um volume estrondoso de conteúdo, fica a dúvida sobre o que vai fazer uma pessoa se conectar mais com essa do que com aquela marca. O conteúdo é a resposta.

Confira a seguir o que é marketing de conteúdo e como ele tem um papel fundamental para a sua presença na internet.


O que é marketing de conteúdo?

Se fôssemos considerar o marketing puro, diríamos que se trata de um conjunto de informações que levam a pessoa a comprar um produto ou serviço. No marketing de conteúdo, pouco se fala diretamente no produto ou no serviço em si. A essência desse trabalho está nas informações que vão levar alguém a desejar o que está sendo ofertado. 

A verdade é que nem todo mundo está pronto para comprar algo no momento exato em que ele é oferecido. Você compra um carro ou um produto de beleza toda vez que você assiste a um comercial? Ou clica em todos os anúncios que aparecem para você nas redes sociais? Acredito que não, certo? 

Uma geladeira, por exemplo, não é comprada por impulso, mas sim da necessidade ou pelo desejo de ter um modelo novo. E, quando se percebe a necessidade de ter uma nova geladeira, como escolhê-la e comprá-la? Buscando informações sobre o produto, bem como avaliações. Agora, o que posso falar sobre geladeira sem necessariamente vendê-la?


Exemplo de marketing de conteúdo

Se pegarmos o site do Magazine Luiza, por exemplo, além de informações bem detalhadas sobre boa parte dos produtos, ele nutre a audiência com informações relevantes para o processo de compra e pós-compra, como:

  • Como armazenar comida na geladeira?
  • Saiba qual é o melhor refrigerador
  • Geladeira: quando trocar?

Armazenar comida na geladeira pode não fazer ninguém comprar uma. Mas vai levar o leitor a pensar se não precisa de um eletrodoméstico com mais espaço, se há modelos mais funcionais, ou que economizam energia, entre outros pontos.

Entende o que é marketing de conteúdo de uma forma simples e prática?

Podemos resumir o marketing de conteúdo com algumas características:

  • é uma estratégia para criar conteúdo que engaje com sua audiência e que possa alcançar mais pessoas que irão conhecer seu negócio;
  • o conteúdo precisa ser relevante e feito com qualidade;
  • o objetivo é gerar valor para as pessoas.


Como a estratégia do marketing de conteúdo impacta o marketing digital de um negócio?

De uma forma bem simples, podemos dizer que a estratégia de marketing de conteúdo é o fio que conecta o universo de um negócio, seja de um profissional autônomo ou de uma grande empresa.

A estratégia de conteúdo compreende todas as informações pensadas, dentro de um caminho de nutrição e conversão da audiência. É o pensamento de como os conteúdos produzidos e os canais da empresa irão guiar as pessoas na jornada de compra. 

Considerando o exemplo da geladeira, a estratégia é de abordar as necessidades do cliente e de esclarecer dúvidas que o levem a considerar a ideia de comprar o eletrodoméstico. O conteúdo tem a capacidade de nutrir o público, fazendo com que ele faça uma escolha mais segura e se fidelize com a empresa que o ajudou com conhecimento.


Estágios

No marketing de conteúdo, você conversa com pessoas em diferentes estágios no processo de compra. Inclui desde alguém que nunca ouviu falar naquilo que você oferece, àquele que já te conhece mas nunca se convenceu sobre os benefícios de comprar determinado produto ou serviço.

As pessoas vão se conectar pelas necessidades que possuem e os valores que irão ganhar ao optar pela compra. Para terapeutas, por exemplo, mesmo que você escreva posts nas redes sociais que falem das dores emocionais e tudo mais, esse material não será o fator determinante para a compra. Estes posts vão atrair quem precisa reconhecer que a vida não está tão legal e precisa fazer algo a respeito. 

A pessoa vai optar por um treinamento ou terapia quando também enxergar qual transformação ela poderá fazer na vida dela através do seu método. Por isso, sempre tenha em mente qual é o valor que você entrega às pessoas.


Conteúdo ramificado

Depois de entender o que é marketing de conteúdo pode parecer desafiador para criar seu próprio conteúdo. Mas quando se elabora uma estratégia de produção e distribuição, fica mais fácil. 

A estratégia de criação trata do conteúdo a ser abordado, de acordo com o que você oferece e o que seu público quer. Já a produtividade é garantir que você consiga criar seu material de maneira otimizada ou passar isso para a sua equipe de colaboradores. Criar todos os posts do mês ou de um único tema de uma vez é uma economia de tempo enorme, só para você ter ideia. 

Já a distribuição também pode ser pensada. Através do Cross Channel Marketing, você fortalece sua imagem na internet utilizando todos os seus canais. Se você posta no blog, vale uma chamada nas redes sociais, por exemplo. Existem diversas formas de otimizar essa produção e que garantem o aproveitamento de um mesmo conteúdo, sem cansar sua audiência.


Conclusão

A dica de ouro para criar marketing de conteúdo com qualidade é estudo e preparo. Apenas criar posts por criar pode até ajudar por um tempo, mas não vai consolidar o nome do seu negócio na mente da sua audiência. É a qualidade que vai determinar, juntamente com a estratégia. Por isso, crie com propósito.

Se você gostou deste material, compartilhe com quem você sabe que precisa daquela ajuda para ter presença na internet. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre alguma área do marketing de conteúdo, escreva abaixo ou mande uma mensagem!

Até breve! 💙

Camila

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